sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como registrar seu livro na Biblioteca Nacional (BN) - Passo-a-Passo

MUDANÇAS NO SISTEMA DO ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS

O modo e o sistema de fazer o seu pedido de registro ou averbação e serviços correlatos no EDA/BN sofrerão mudanças. Um novo software de registro do EDA entrará no ar em breve. Todos os usuários dos serviços EDA deverão fazer seus pedidos a partir do novo sistema a partir de sua implantação. O aplicativo via internet estará disponível online no site www.bn.br/eda e exigirá que o usuário se cadastre para realizar suas solicitações de serviço ao EDA/BN.
*Minha experiência de registro em 2013*
Tive uma grande ajuda do post da Karen Soarele (http://www.karensoarele.com.br/) Entrei varias vezes no site, vendo se tava tudo nos conformes, mas mesmo assim algumas coisas passaram e eu fiz uma viagem de 1 hora de ida e 2 de volta Á TOA! E para que isso não ocorra com mais ninguém, vou tentar deixar o mais claro possivel ( ou seja, o que eu aprendi) aqui.

Não é obrigado registrar sua obra na BN, mas já penso se alguem pega seu livro e diz que é dele, e ai? Como provar?
Pra isso basta seguir esses protocolos para registrar a sua obra e não ter uma futura dor de cabeça, alem de que , algumas editoras (como a  Rocco) só aceitam originais com recibo da BN.


A primeira coisa que agente quer quando acaba de escrever é que alguem leia, né?
Foi o que fiz, primeiro dei pra minha mãe, e depois mandei para um grupo de amigos ( confiáveis - lembre-se: não mande para estranhos antes de registrar sua obra, só assim você pode dizer que ela é realmente sua e você dela . XD), e até agora nenhum deles já terminou de ler ¬¬. Continuando... Pra não correr o risco fui logo preparando as coisas pra mandar pra BN.

1º Passo - O EDA
Clique aqui para entrar no site do EDA – Escritório de Direitos Autorais, que faz parte da BN. 
Esta pagina tem tudo (ou quase) que você precisa para registrar a obra.

2º Passo - Imprima sua obra
Na capa escreva o nome da obra e seus dados ( nome completo, RG, CPF, data de nascimento e cidade). Como a obra é pra você, ninguém vai lê-la, não é como se você fosse mandar para uma editora, então não há uma formatação exigida para mandar para o EDA ( Escritório de Direitos Autorais), masss recomenda-se utilizar o padrão, é que Arial ou Times New Roman, nº12. Não grampeie, nem encaderneVocê deve imprimi-la em via unica ( nada de frente e verso) e rubrique TODAS as páginas. Eu tive que rubricar 291, minha mão até doeu. hahaha

3º Passo - GRU
Para registrar seu livro é preciso pagar uma taxa de 20,00 reais. ( Eu tava achando que tinha que pagar por páginas, como é dito aqui na "Reprodução (cópia) de obra intelectual registrada", mas NÃO, é somente a Requerimento (solicitação) de Registro e/ou Averbação para pessoa física, que é 20 reais)
Entre aqui e gere o boleto da GRU. É super simples, basta inserir seu nome, CPF e o valor: 20,00.
O site vai gerar um boleto que você deve pagar no Banco do Brasil. O que você vai enviar para a Biblioteca é o comprovante de pagamento, grampeado na guia já paga. 
Cuidado para não levar o "comprovante de agendamento", em vez de "comprovante de pagamento". Minha mãe tava acostumada a agendar o pagamento pro dia seguinte, por que ela paga pela internet . Se você for pagar diretamente no Banco, não tem problema nenhum. Mas comigo, houve esse mal entendido ( que me custo uma viagem a toa ¬¬)

4º Passo - O Formulário
Requerimento de Registro ou Averbação é um formulário (clique aqui) que você deve fazer e entregar junto com todo o resto. Preencha a mão. Como preencher:

1. INFORMAÇÕES SOBRE O REGISTRO (preenchimento a cargo da Instituição): Como já está dizendo, é para o EDA preencher. Deixe em branco.

2. INFORMAÇÕES SOBRE A OBRA INTELECTUAL (a serem preenchidas pelo(s) requerente(s)):
Essa parte é bem fácil, basta inserir nos locais indicados.O nome da obra. Se é inédita ou publicada. Em “número de páginas”, ele se refere à versão impressa que você está enviando. Não se preocupe com o número de páginas que a obra terá quando for diagramado no formato de livro. Em “gênero”, escolha o que mais se adeque. Caso sua obra seja uma narrativa longa de ficção, você deve escolher o gênero “Romance”.  Caso esteja seguindo essas instruções de envio, em “Técnica apresentação da obra intelectual” você deve marcar a opção “Digital/impressa”. Para o quadro abaixo deixe em branco se sua obra for inédita. 

2.1 PARA OBRA INTELECTUAL PUBLICADA:  Como o próprio nome já diz, caso sua obra seja inédita deixe esta parte em branco.

3. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO (informações a serem preenchidas pelo(s) requerente (s)): Insira seus dados pessoais nos espaços indicados. Em “Nome”, coloque seu nome real, pois há um espaço específico para “Pseudônimo”. Em “Vínculo com a obra”, marque a opção “Autor”.
Obs. Nº Identidade ( com órgão expedidor) (ex. 11.222.333-0 ( SSP) ), Naturalidade ( ex. São Paulo - SP), Nacionalidade ( ex. Brasileira)

3.1 e 3.2 OUTRO REQUERENTE (quando houver): Insira aqui os dados pessoais de seu responsável ( se for menor) e em “Vínculo com a obra”, marque a opção “Responsável”. Caso haja outra pessoa relacionada à obra, como tradutor, ilustrador, fotógrafo, etc, insira seus dados.

3.3 RESPONSÁVEL PELO MENOR (para menores de 18 anos) Caso o autor seja menor de idade, esta parte do formulário deve ser preenchido pela mãe ou pelo pai. Nesse caso, envie junto os documentos relacionados (RG e CPF do responsável). Esta pessoa vai contar no registro como “Representante” do autor. Caso seja maior de idade, deixe em branco.
Obs. Quem tem o RG já com CPF, basta o RG. 

3.4 DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE:  Assine aqui para declarar que tudo o que disse é verdade, e que você se responsabiliza pela obra intelectual. Se for menor de 18 anos, seu responsável deve assinar. (No meu caso, foi minha mãe.)

3.5 PREENCHER QUANDO A OBRA INTELECTUAL APRESENTADA PARA REGISTRO FOR ADAPTAÇÃO E/OU TRADUÇÃO - Deixe em branco, caso for uma obra inédita.

3.6 OBSERVAÇÕES (caso haja): Deixe em branco.

3.7 DISPOSIÇÕES FINAIS : Todos os requerentes devem assinar.

4.PREENCHIMENTO A CARGO DA INSTITUIÇÃO


5º PASSO - Os Documentos
Cópia do seu RG, CPF, e comprovante de residência. Para evitar problemas, no caso do comprovante, dê preferência para contas de água, luz ou telefone. Se for menor de idade envie um com o nome do responsável que está como requerente.
Obs. Caso não tenha CPF ou RG com CPF, que era meu caso, entre no site da Receita Federal ( aqui ) e imprima o Comprovante de Situação Cadastral no CPF, porque eles precisam saber se seu CPF está ou não valido.

6º PASSO - Para onde enviar?
Coloque tudo em um envelope bem grande (os Correios oferecem um envelope a prova d’água, que eu recomendo), e envie por Sedex ou Carta Registrada, para: 
Escritório de Direitos Autorais – Palácio Gustavo Capanema 
Rua da Imprensa, número 16, sala 1205. 
Castelo – Rio de Janeiro – RJ. Cep 20030-120. 
Você também pode entregar presencialmente no EDA, ou em um dos postos avançados presentes em diversas capitais brasileiras. Para ver a lista completa, clique aqui.
Eu RECOMENDO que você entregue diretamente nos postos, por 2 motivos:
- Entregando nos postos você recebe um recibo que lhe permite já enviar para as editoras sem problemas.
- Caso tenha alguma documentação errada, eles já te falam. Assim, você não precisa esperar 90 dias para saber que envio coisa errada, né?! 
Obs. Caso você decida entregar pessoalmente entregue em uma pasta, a sede no Rio, não aceita mais em envelopes.

Se tudo estiver certo, em até 90 dias você vai receber, pelo correio, seu “Certificado de Registro ou Averbação”Prontinho! Com esse certificado sua obra é sua e apenas sua. >.<
Lembre-se de que alguém vai precisar estar em casa para assinar o recebimento. Guarde este documento com carinho! Se houver alguma dor de cabeça no futuro, apresente o certificado a seu advogado, que ele vai saber como proceder. 

Espero ter sido util, essa foi a primeira das minhas aventuras em busca da publicação.


Gente, a Karen posto dois videos caso vocês tenham duvidas.
                     


100 comentários:

  1. Dá mais trabalho registrar o livro do que escreve-lo .Obrigado pelas dicas ,se puder me envie seu livro,estou curiosa para le-lo pricilanonato@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se possível, também quero ler sua obra.
      acss.fitinho@gmail.com

      Excluir
    2. Se possível, também quero ler sua obra.
      acss.fitinho@gmail.com

      Excluir
  2. Como você rubricou o seu livro? Quero dizer o que escreveu e com que cor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson, desculpa a demora, só vi sua dúvida agora.
      A rubrica é apenas uma marca, minha rubrica é o que coloco na frente do meu nome da assinatura. Pense, é preciso fazer isso em CADA folha, então tem q ser algo prático e de preferência igual. Minha mão até canso.XD
      Usei caneta preta, se não em engano não há especificações, mas acho preferencial a azul ou preta.
      Bem, espero ter ajudado e boa sorte.
      Ex: http://cbtc.fbtc.org.br/static/img/rubrica_carmem.jpg
      Bjs

      Excluir
    2. Muito bom, bem oquê eu precisava saber!! Escrevo faz uns 2 anos, algo que espero terminar esse ano! \o/

      Excluir
    3. Eu fiz uma capa e contracapa para meu livro, tenho que imprimir para registro na Biblioteca Nacional EDA?

      Excluir
    4. Oi, Sheila, o registro de imagens é em um departamento separado do de registro de obra. Mas você pode sim, registrar seu desenho, lembrando que ele deve ser de sua criação, sem direitos de outras pessoas. ;)

      Excluir
  3. Parabéns pelo post, muito útil e didático.

    ResponderExcluir
  4. parabéns linda! seu post foi pra lá de útil! bj

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada! O Post foi mais que util!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma dúvida, se no meu caso o livro é infantil, cheio de ilustrações, imprimo e pago a GRU da obra e da ilustração ou tenho que mandar separado?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juana, acredito que se enquadre apenas em literatura infantil, mas recomendo que entre em contato com a BN, a vários telefones disponíveis para tirar dúvidas.
      Boa sorte.
      Bjs

      Excluir
  7. ótimooo. ameiiii
    e eu pensava que só as editoras pudessem fazer isso.
    muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. a dúvida da Juana Correia, é minha também.

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida, era tudo que eu queria saber, você me ajudou muito, obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Mas eu tenho uma dúvida, e se o livro tiver dois autores, e os dois forem menores de idade, como farei?

    ResponderExcluir
  11. Caso forem menores no próprio formulário à a opção de assinatura ( permissão) do responsável, o mesmo para escrita em conjunto, você coloca seu nome e do seu parceiro.
    Espero ter ajudado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Parabéns. Pessoas como você o mundo precisa. Por sinal eu comento esse tipo de atitude no meu livro. Muito Obrigado pelas dicas.
    Franklin Delano
    Recife-PE

    ResponderExcluir
  13. Olá querida, adorei seu post. Quero registrar meu livro, mas já o publiquei no wattpad, ainda não o terminei. Para registrar preciso ter terminado? Sabe me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso ter finalizado, sim.
      Imagine o trabalho que você teria registrando a obra incompleta, sendo que depois você teria que a registrar novamente com o livro completo.
      Bjs

      Excluir
  14. Altruísta. Parabéns e sucesso na vida!
    Estou prestes a lançar o meu. Meu maior dilema é se arco sozinho com os altos custos ou se faço parceria com alguma editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo parcerias, se encontrar uma editora que entre em seu orçamento.
      Por vezes arcar sozinho, pode sair mais barato, mas também mais caro. A editora de dará acesso a livrarias, se for seu alvo. Porém, conheço autores que fazem muito sucesso publicando solo. ;)
      Boa sorte!

      Excluir
  15. Obrigado pelas dicas. Estava procurando dicas q fossem objetivas e funcionais r as suas me ajudou. Espero ler sua obra um dia. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Agradeço a todos pelas informações e orientações. Estou inciando nesta área e as dicas irão facilitar o registro do meu livro junto aos órgãos competentes. Parabéns pelo serviço prestado ao público.

    ResponderExcluir
  17. Agradeço a todos pelas informações e orientações. Estou inciando nesta área e as dicas irão facilitar o registro do meu livro junto aos órgãos competentes. Parabéns pelo serviço prestado ao público.

    ResponderExcluir
  18. oi
    Eu tenho uma duvida.Minha irmã e eu estamos escrevendo um livro,no nosso livro tem algumas musicas de tema, só que essas musicas já existem.Eu gostaria de saber se da algum problema eu colocar as musicas com os nomes das bandas responsáveis pela composição da musica.

    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema não dá caso você faça referências a elas (de quem é o dono).
      Mas esses são detalhes que a própria editora te explicará, caso você transcreva parte da letra da música na obra, provavelmente terá que fazer um registro a parte de responsabilidade, mas isso só para publicação (comércio da obra).
      Bjs :*

      Excluir
  19. Olá, estou com uma dúvida que não encontrei em nenhum lugar.
    Eu posso patentear um roteiro inédito mas que é uma continuação de uma obra que já existe, para então oferecê-lo aos donos? Se não, como que a gente faz para oferecer um trabalho assim?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, se é continuidade não é completamente inédito, concorda? O que pode ser considerado plagio. Não posso dizer com plena convicção o que você pode fazer, mas pelo que já vivi e entendi, você teria q pedir permissão ao dono dessa obra que você quer dar continuidade.
      Caso, você queira montar para só depois oferecer ao dono, acho que você pode registra-la normalmente. A coisa só complica a partir do ponto que você comercializa a obra.
      Bem, espero ter ajudado pelo pouco que entendi.
      Bjs :*
      Qualquer dúvida estou aqui.

      Excluir
  20. Oie... seu post me ajudou muito... ainda estou terminando o meu romance. Minha dúvida é: eu tenho que mandar junto os agradecimentos, dedicatórias e etc? Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Isso você só coloca no livro final, que vai ser comercializado (ISBN).
      A BN é para você guardar seu original e ninguém mais copiá-lo, os agradecimentos e dedicatórias são completamente pessoais, mas nada te impede de também registra-los. XD
      Bjs :*

      Excluir
  21. Oi amiga eu tenho um livro meu escrito no computador ele tem uns trinta ee pouco personagens
    Mas todos os meus personagens estão em um único livro
    O nome do meu livro é o mundo encantado da gata
    Grebmov eu queria saber cono eu faço um livro pra publicar o meu livro de uma Maneira rápida e fácil
    Eu moro na cidade de Indaiatuba
    Me add no whatsapp 019988131047 me procura eu preciso muito falar com você eu me chamo Ana Paula Grebmov me procure
    Eu tenho hidrocefalia já fiz dez cirurgias na cabeça escrever este livro foi a realização de um sonho eu fui alfabetizada por uma professora muito boa o seu nome é Julia ela é uma pessoa muito boa
    Eu quero fazer o registro deste livro porque Deus me curo
    Eu tenho Facebook me add procure por anapaulagrebmov

    ResponderExcluir
  22. Oi amiga eu tenho um livro meu escrito no computador ele tem uns trinta ee pouco personagens
    Mas todos os meus personagens estão em um único livro
    O nome do meu livro é o mundo encantado da gata
    Grebmov eu queria saber cono eu faço um livro pra publicar o meu livro de uma Maneira rápida e fácil
    Eu moro na cidade de Indaiatuba
    Me add no whatsapp 019988131047 me procura eu preciso muito falar com você eu me chamo Ana Paula Grebmov me procure
    Eu tenho hidrocefalia já fiz dez cirurgias na cabeça escrever este livro foi a realização de um sonho eu fui alfabetizada por uma professora muito boa o seu nome é Julia ela é uma pessoa muito boa
    Eu quero fazer o registro deste livro porque Deus me curo
    Eu tenho Facebook me add procure por anapaulagrebmov

    ResponderExcluir
  23. É necessário se cadastrar como autor antes de enviar a obra para registro?

    ResponderExcluir
  24. Ola Débora, seu blog me ajudou muito. Ótimo trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Olá, vc ajudou muita gente, me incluo nesse meio, gostaria de saber se posso registrar um livro de minha autoria mas que já foi publicado pelo clube do autor, porém sem registro. Tenho os originais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas se quiser publicar com uma editora, recomendo que retire do clube do autor.
      Abços.

      Excluir
  26. Olá! Gostaria de registrar os poemas que escrevi, são aproximadamente uns 400. Seria possível registra-los todos sob um numero ISBN e, depois escolher aleatoriamente dentre eles e enviar a uma editora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. Cadastrando na BN, você possui domínio sobre aquele conteúdo, pegar parte daquele conteúdo é de seu livre uso.
      bjs.

      Excluir
  27. Olá Débora, eu queria saber se tem alguma preferencia com o tamanho da folha enque a Historia vai ser imprimida? e se, uma obra publicada no aplicativo "wattpad" conta como publicada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A4.
      publicadas só conta com registro de ISBN ou da BN, sem esses registros legais, não. Ela é dada como publicada para as editoras ( até que não esteja mais XD).
      abços

      Excluir
  28. Boa tarde, tudo bem:?
    Post excelente vi o da Karen e vim conhecer o teu. Vocês comentam sobre sedes em algumas capitais, porem não consigo encontrar endereço, pode me dizer se existe alguma em Belo Horizonte-MG:?
    Obrigada, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em MG só se encontra nesse endereço:

      Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães

      Rua Alaor Prata, 317
      Centro - Uberaba
      CEP 38015-010
      Tel: (34) 3332-1900

      Abços

      Excluir
  29. Tou escrevendo uma obra de 4mil paginas,vou ter que imprimir todas?
    e como registrada a capa e contra capa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, infelizmente sim. Não há outro meio de vc obter os direitos autorais da obra. Pois ela será guardada na biblioteca. A capa e contra capa vc deve imprimir e registrar normalmente, mas escolhe a opção de desenho no registro, se não me engano. Mas dá uma olhada no site ou pode ligar diretamente pra eles.
      Abços

      Excluir
  30. bom dia a todos . Tenho algumas duvidas e gostaria que vocês me ajudassem : a capa com o nome do livro também tem que estar numerada ? Os documentos ( xerox ) devem estar especificados no índice ? obrigado pela atenção . atenciosamente Adrieti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O registro de capa é diferente do registro da obra. No formulário de requerimento vc opta por desenho já que é uma obra sua ( cuidado com o direito autorais de imagens na internet). E imprimi separadamente da obra, acredito que não precise ser numerada.
      Que Índice? SE for o indice da obra, não. Nem toda obra tem sumario.
      Abços

      Excluir
  31. OLÁ, REGISTREI MÚSICAS E PRECISOU IMPRIMIR COM UMA CAPA ,SUMÁRIO E TODAS AS PAGINAS NUMERADASINTITULADAS. O LIVRO NÃO TEM COMO DAR UM TITULO A CADA PAGINA COMO FOI NECESSARIO FAZER COM AS MUSICAS. ELES ACEITAM IMPRIMIDO NORMALMENTE.

    ResponderExcluir
  32. Por favor, pelo amor do senhor Jesus e por tudo o que é mais sagrado, me ajuda: eu queria saber sobre a numeração de páginas. A biblioteca nacional diz que todas as páginas devem ser numeradas e rubricadas. Mas acontece que eu fiz meus livros no Word com as primeiras páginas antes do sumário sem numeração. Só as demais páginas possuem numeração feita pelo word. Aí queria saber se na hora de mandar a cópia do meu livro pra Biblioteca Nacional eu posso completar a numeração que falta à caneta mesmo. Será que vai dar algum problema?
    Se for dar algum problema, acho que vou ter que numerar as páginas que "não tem numeração" # me ajuda, pliz! ;--;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi muito bem, mas caso seja um arquivo só do Word, basta alterar no word mesmo e começar a contar desde a primeira pagina. Caso vc já imprimiu e elas estão sem numeração, terá que imprimi-las novamente. Caso vc tenha imprimido e esteja sem numeração e a numeração depois do sumario comece com o numero 1, para não ter o trabalho de imprimir tudo novamente recomendo que coloque essa parte no final da obra. Não acho a melhor opção, mas é um jeito.
      Abços
      Acredito que não possa ser a caneta não.

      Excluir
  33. Ola tenho 4 livros pra registrar o que devo faser registrar pri
    Meiro 1 e depois mandar de 1a1
    O que devo faser é preciso arrumar um contador para faser isto? ou existe uma autorizada em Goiânia para min efetuar o registro.? Por favor me informe urgente meu -zap 62 8530-2443 oi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O registro é feito por você mesmo. Vc vai imprimir cada livro duas vezes, uma ficara na biblioteca nacional que tem em Goiana, basta encontrar a sua no site, e outra com vc. Não importa a ordem que vc registra os livros.
      Abços

      Excluir
  34. Ola tenho 4 livros pra registrar o que devo faser registrar pri
    Meiro 1 e depois mandar de 1a1
    O que devo faser é preciso arrumar um contador para faser isto? ou existe uma autorizada em Goiânia para min efetuar o registro.? Por favor me informe urgente meu -zap 62 8530-2443 oi

    ResponderExcluir
  35. Como se monta a capa para enviar o livro para a Biblioteca Nacional?? Ela é feita conforme quero, ou devo seguir algumas restrições??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa não é obrigatória. Mas caso tenha criado a sua ( cuidado com as imagens que tem na internet - todas já possuem dominio) basta imprimi-la e registra-la normalmente.

      Excluir
  36. Terminei de escrever há alguns dias e queria algumas dicas. Ah! E gostaria de ler o seu livro também!!!
    Meu What's APP é 21 980693239.
    Boa noite!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pelo interesse. Curti a pagina lá no face, logo estará a venda. ^-^
      www.facebook.com.br/LivroMundoElemental

      Excluir
  37. Eu queria registrar meu livro na Biblioteca Nacional mas tenho uma duvida, eu já publiquei ele no Wattpad e não é uma obra concluída ainda.
    Eu tenho que terminar de concluir a obra?
    E como publiquei no wattpad não é uma obra inédita?
    Eu não sei como fazer poderia me explicar por favor.
    Obrigada!!
    Boa noite!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha assim, sua obra é inédita, sim, e você pode registra-la.
      A partir do momento que você registra, ela passa a ser sua, por isso, se você registra-la sem finalizar, terá que registrá-la novamente, entende?
      Pois caso alguém copie o fim, ele não tem direitos.
      O correto mesmo, é após a finalização total, haver registro.
      Espero ter ajudado.
      Att

      Excluir
  38. Amei seu blog e principalmente esse post, fiz uma história infantil e quero registrar e futuramente publicar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite! Eu já fiz o registro; está tudo certo. Agora estou naquela dúvida: "e agora??"
    Como publico?? Como proceder?? Preciso muito de uma ajuda!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que esse post te ajude:
      http://o-primeiro-livro.blogspot.com.br/2015/08/acabei-de-escrever-meu-livro-e-agora.html
      Qualquer duvida, só gritar.
      Att

      Excluir
  40. Boa noite! Eu já fiz o registro; está tudo certo. Agora estou naquela dúvida: "e agora??"
    Como publico?? Como proceder?? Preciso muito de uma ajuda!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  41. Tenho uma outra dúvida. Por acaso eu devo pagar para que uma editora comercial publique minha obra?? Ou a publicação fica inteiramente por conta da editora??
    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da editora, se você der sorte, pode ser aceito por uma editora tradicional, que cobrirá todos os custos da obra, ou não, e caso queira muito publicar, pode pagar para que uma editora publique.
      Att

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Eu gostaria de saber se pode mandar os livros separados por capítulos e com letra capitular, ou precisa ser tudo no Arial doze incluindo o nome do capítulo e a capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Registro da obra não possui formatação oficial, não há padrão. Então o recomendado ( e o que eu fiz), foi manter a mesma fonte e os capítulos e o titulo maiores (14 ou 16). Pode manter tudo separado, da maneira que você escreveu e pretende por no livro.
      Espero ter ajudado.
      Att

      Excluir
  44. Débora, no caso de registro da obra no Wattpad, no formulário deve-se considerar a obra como publicada ou inédita? Porque aparentemente, a BN só considera publicado quando há uma editora envolvida, como dá pra ver na hora de preencher o formulário. Então, como proceder?

    ResponderExcluir
  45. Olá! Boa noite,

    Eu escrevi meu livro no word com a folha em formato de paisagem e dividi-a em duas colunas, no caso, ficaram duas páginas por folha. Aí, eu posso rubricar a folha duas vezes no lado correspondente de cada página ou eu posso cortar a folha ao meio para separar as páginas? Ou, pior, tenho que colocar cada página em uma folha? ( diga que não, por favor, rsrssss )
    Mais uma coisa. Eu mesmo desenhei a minha capa. Preciso registrá-la separadamente ou eu posso mandar junto com o livro tudo de uma vez só? Porque você disse que era pra mandar os dados pessoais juntos na capa....

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Débora
    Minha obra ainda não esta finalizada, posso enviar um resumo da Saga de livros para registro?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Prezada Débora, boa noite! Quero deixar um agradecimento pela sua iniciativa, proatividade e pelo total senso de coletividade. Acabei de conhecer seu blog e dei por encerrada minha procura, após navegar por inúmeras páginas de registro bem confusas.
    Estou finalizando uma narrativa de aventura e pelo que entendi, deverá ser preenchida no formulário como "romance", correto? Poderei divulgar meu livro somente após o recebimento da confirmação do registro (até 90 dias após a entrega do material) ou o protocolo recebido no ato ja me permitiria divulgar? Desde ja muito obrigado!

    ResponderExcluir
  48. Olá, Débora. Minha dúvida é a seguinte: Tenho que assinar todas as páginas incluindo as páginas de índice, dedicatória, nota do autor? E tenho que enumerar as páginas a partir do início do meu livro, ou tenho que iniciar a enumeração a partir da primeira página do livro? E o meu livro tem algumas citações como Paraíso perdido de John Milton e A divina comédia de Dante A. Como faço em questão a essas citações?
    Desde já o meu muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  49. Débora! Amei seu blog!Posso registrar o título do meu livro (ainda não finalizei, gostaria de garantir o título...)? Tem como eu sabee se já existe?
    Bjs

    ResponderExcluir
  50. bom dia Debóra, tenho 04 obras infantins nunca fiz registro, em outubro vou passar uma semana no Rio, você acha que é melhor fazer os registros lá, ou mandar pelos correios, tenho dúvidas na questão das originais fica lá ou comigo.

    ResponderExcluir
  51. Oi Debóra, outra dúvida um dos livros foi ilustrado por mim, feito com retalhos e bordados,devo mandar a cópia ou original?

    ResponderExcluir
  52. Olá Debora, me chamo Willian gostei muito desse post, tenho um hq e quero registra-lo, porém ainda não terminei, eu posso registrar sem ter o fim em mente ?
    estou terminando ainda o capitulo um ja desenhado.
    Me ajuda ai

    ResponderExcluir
  53. BOA TARDE, OBRIGADO AOS VISITANTES E CRIADORES DO SITE VOU COMPARTILHAR E RECOMENDAR, MAS AMIGOS COMO AS COISAS NO BRASIL SÃO BUROCRÁTICA PARA QUEM QUER SEGUIR ESSE CAMINHO ARTÍSTICO QUE NA VERDADE PRA MIM, É UM DOM... QUE SITE COMPLICADOS DA B.N, LEVEI QUASE DUAS HORA PRA GERAR UM BOLETO, NÃO HÁ OPÇÕES PRA CRÉDITO OU DÉBITO, MEU DEUS, NOSSO BRASIL PRECISA MAIS PRÁTICO E ACESSÍVEL NOS QUESITOS SOCIAIS OU CULTURAIS, VAMOS À LUTA, SAUDAÇÕES POÉTICAS!!!

    ResponderExcluir
  54. Muito obrigada pelas dicas! Ja estou escrevendo em formato de livro,duas páginas por folha, posso enviar desta forma para registro ou tenho que alterar a formatação

    ResponderExcluir
  55. Muito obrigada pelas dicas! Ja estou escrevendo em formato de livro,duas páginas por folha, posso enviar desta forma para registro ou tenho que alterar a formatação

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Informações muito úteis, Débora. Parabéns.
    O segundo passo é a publicação da obra. Você já publicou a sua?
    Se já publicou, conte também sua experiência aqui no blog!
    Hoje temos múltiplas escolhas (grandes tiragens, tiragens mínimas, publicação sob demanda, publicação em formato e-book, etc.
    Tantas opções nos dá mais liberdade de escolhas, porém pode deixar o escritor novato um tanto confuso...
    Imagino que existem muitíssimas obras "engavetadas" justamente por falta de decisão na hora de escolher o modo de publicar!

    ResponderExcluir
  58. Curtí muito isso é já guardei no meu favoritos ; )...
    Débora PARABÉNS pelo interesse de esclarecer esses passos muito importantes, ainda quero escrever porque amo escrever, e a correria do dia a dia nos tira a atenção, mas é a minha paixão além da música, obrigado e muito Sucesso pra você viu...!!!

    ResponderExcluir
  59. Olá, obrigada pelas instruções. Tenho apenas duas dúvidas: as informações que vou colocar na capa (rg, cpf, etc) podem ser impressas ou devem ser manuscritas? E dois: como funciona com relação a edições? Por exemplo, se depois de registrar eu quiser editar minha obra mais para a frente, não tem nenhum problema?
    Obrigada pela atenção.
    Aliás, qual o nome do seu livro???

    ResponderExcluir
  60. Parabéns!!! Muito bem explicado. O seu trabalho foi muito esclarecedor. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  61. Obrigada pelas informações prestadas. Agora é só colocar em prática.

    ResponderExcluir
  62. Oi Débora,
    A primeira referência a seu nome ocorre em uma importantíssima líder de Israel, quando ainda não tinham reis, e ela já era "rainha" sem ser formalizada oficialmente, mas, melhor do que isso, foi designada pelo Imperador do Universo. A História dela é fantástica.

    Tão nova e tão inteligente. Parabéns por seu trabalho, dedicação e empenho em se embrenhar no mundo literário e ainda por cima ajudar aos que possuem dúvidas.

    Pergunta: No site da BN - Biblioteca Nacional, informa que se o cadastrado quiser mudar apenas o pseudônimo, que não há custo nenhum, já na EDA, pra tudo tem custo. Meu prefixo editorial e ISBN já estão cadastrado e em mãos, inclusive o código de barras; como proceder a simples mudança do pseudônimo no caso de cadastro de pessoa física (CPF), uma fez que a BN afirma não haver custo? Achei muito complicadas as instruções da página deles. Creio que você seja mais simples do que eles para explicar algo que também é simples (kkk).

    Se puder responder no meu e-mail (abaixo), ou avisar no meu e-mail quando houver respondido por aqui, pois achei seu site por acaso.

    Obrigadíssimo e sucesso,

    Seu servo,

    Dan Meyer

    auditoria.daniel@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Olá, adorei as informações mas ainda me resta uma dúvida. Aquele tal símbolo de Copyright (©) usado nas obras, é preciso pagar para usá-lo? Ou assim que você registra seu livro na Biblioteca Nacional você já pode colocar?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  64. Olá.
    Uma pergunta: E para quem ainda está escrevendo, ainda não tem a obra concluída, há algum meio de registrar ou de fornecer direitos autorais?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir